sábado, 16 de janeiro de 2016

Fator de Potência descomplicado pelo Prof Jadson Caetano com Equipe Universo da Elétrica

Fator de Potência, também abreviado por FP, é um termo muito usado na elétrica predial e principalmente industrial, pois é um termo que nos dá uma relação exata entre a potência que é transformada em trabalho (potência ativa) e a potência elétrica que chega da rede (potência aparente). Veja mais detalhes na aula baixo:

Aula Fator de Potência por Jadson Caetano

Como dito na aula acima, o Fator de Potência é um termo que diz o quanto o sistema elétrico é "eficaz" em traduzir toda energia elétrica que a rede de tensão alternada fornece em uma usável pelos consumidores.
Quando o FP é muito abaixo de 1,0 significa que o sistema precisa ter o fator de potência corrigido. Esse fator pode chegar mesmo abaixo de 0,5 nos sistemas elétricos a depender da quantidade de motores elétricos de indução que estejam ligados ao sistema e outros componentes que consumam energia reativa indutiva da rede. Na foto 01 abaixo, são evidenciados os motores de indução que reduzem o FP.
Foto 01 - Motores Elétricos de Indução que Diminuem o Fator de Potência, fornecendo Potência Reativa Indutiva

Para elevar o FP e deixá-lo o mais próximo possível de 1,0, é utilizado Bancos de Capacitores, que podem ser ligados de diferentes formas  (em grupos de carga, localmente, de maneira mista etc.), mas sempre em paralelo com sistema elétrico. Veja na foto 02 abaixo os capacitores.

Foto 02 - Banco de Capacitores que ajudam a Aumentar o Fator de Potência, fornecendo Potência Reativa Capacitiva


Como corrigir detalhadamente Fator de Potência e outros pontos importantes são discutidos nos cursos completos que eu, seu amigo e professor Jadson Caetano, produzi junto com a equipe do Universo da Elétrica. Indico acessar o link abaixo para ver os cursos completos com CERTIFICADOS:




Professor Jadson Caetano - Engenharia Elétrica UFPE - Técnico em Eletrotécnica e Eletromecânica - Professor de Escolas Técnicas desde 2011 - Servidor público federal, Fiscal de Obras da UFRPE - Professor Online através do Youtube, já beneficiou mais de 1000000 pessoas  com aulas online.

Um comentário:

Postagens Populares